31/10/2010

Biblioteca 2.0

Um dia, as bibliotecas escolares de Juazeiro do Norte terão esta estrutura e apoio das tecnologias da Web 2.0.

29/10/2010

Andira de Rachel de Queiroz


O livro pra próxima Roda Literária "Sou Professor, Sou Leitor" dos professores das bibliotecas escolares de Juazeiro do Norte foi escolhido por unanimidade: Andira, da escritora cearense Rachel de Queiroz. Provavelmente acontecerá na próxima reunião de formação continuada (30/11/2010).

Aqui um breve resumo da obra infantil:
"Imagine uma andorinha que, ao nascer, é abandonada pela mãe e acaba sendo criada por nada menos que... uma família de morcegos! A pobrezinha precisa aprender na marra a viver à noite e enxergar no escuro e a desenvolver todos os hábitos que os morceguinhos comuns possuem. Será que ela conseguirá rever sua família verdadeira um dia? Essa é a história de Andira, uma ave delicada, boazinha e toda sentimental com a qual é simplesmente impossível não se encantar. Andira é uma história que fala de amor, amizade, separação, reencontro, ciúme, susto e todos os sentimentos que fazem parte da vida da gente".

  • Editora: Caramelo
  • Autor: RACHEL DE QUEIROZ & SUPPA
  • ISBN: 8573403799
  • Ano: 2004
  • Edição: 6
  • Número de páginas: 44
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Grande

27/10/2010

Professores das Bibliotecas Escolares participam de formação


Segunda-feira, 25 de outubro, no auditório do CEREST, participaram da III Formação Continuada, 70 professores que atuam na Bibliotecas Escolares de Juazeiro do Norte. O tema abordado este mês foi: "Leitura, um prazer necessário", que foi ministrado pelas professoras da EEF Zila Belém juntamente com alguns alunos que obtiveram destaque como maiores locadores e leitores de livros da biblioteca. Divulgaram ainda os projetos desenvolvidos na Biblioteca no decorrer do semestre: Malateca, Self-service de leitura; e leitura com prazer e criatividade.

Andressa Ferreira (5º ano) - Leitora mais assídua da EEF Zila Belém

Os alunos José Pereira (7º ano) e Andressa Ferreira (5º ano) são alunos assíduos da bibliotecas e trouxeram mensagens, histórias e depoimentos em homenagem ao Dia do Professor. A prefeita-mirim Cleyane Araújo (aluna do 8º ano) participou com uma leitura de imagens e também trouxe uma mensagem para os professores.

Professora Fátima Lopes homenageada em nome dos demais professores pela Secretária Irinéia Sheyla

A Secretária de Educação Irinéia Sheyla admirou a atuação dos professores das bibliotecas, o empenho dos projetos desenvolvidos em prol da leitura e escrita, bem como do desempenho dos alunos da rede de ensino.

A coordenação das bibliotecas, Marleide Tavares entende que estas formações são fontes de compartilhamento e construção de experiências exitosas das bibliotecas e também intensifica toda uma logística da prática pedagógica. A bibliotecária Vânia Lopes, que vem atuando como suporte técnico para as bibliotecas, reconhece o trabalho dos professores que mesmo sem alguns recursos buscam garantir o andamento e o êxito das atividades de formação dos leitores. 

Ao final, os professores foram homenageados com brindes, mensagens, slides como mérito pelo seu trabalho desenvolvido nas salas das bibliotecas.


24/10/2010

Ação Itinerante na escola Doralice Figueiredo em Juazeiro do Norte


Sábado, dia 23, aconteceu uma manhã de ação social na EEF Doralice Figueiredo: "Prefeitura nos Bairros". A Secretaria de Educação, através do Departamento Pedagógico, participou através de contação de histórias para as crianças com as professoras Joana Darc (Educ. Infantil), Carmem (Biblioteca da EEF Leão Sampaio) e Soderlânia (Sala Multifuncional EEF Pref. José Monteiro).

Juazeiro do Norte ainda contou com atendimento das Psicopedagogas aos pais de alunos e comunidade que veio prestigiar o evento. Lembrando que foi o 1º município a contar com Psicopedagos nas escolas. 

Ao final, foi feita uma gincana: "Acerte a pergunta e ganhe um brinde" onde os alunos respondiam algumas questões acerca de Juazeiro do Norte e liam alguns textos e eram premiados com livros infantis, cadernos, lápis e doces.

18/10/2010

Uma biblioteca em cada comunidade

Biblioteca Comunitária Enoch Rodrigues - Pólo João Cabral
Semana de organização do acervo das "padarias espirituais" nas comunidades de Juazeiro do Norte e bairros adjacentes. O projeto "Uma biblioteca em cada comunidade" tem como objetivo oferecer aos estudantes e pessoas das comunidades dos bairros mais distantes da cidade e da zona rural o acesso ao livro e à leitura.

O processo de seleção, organização e distribuição do acervo está por conta da Secretaria de Cultura, da bibliotecária Jorgivania Lopes (Secretaria Municipal de Educação) e da Agir Consultoria JR (Empresa Junior do Curso de Biblioteconomia UFC / Cariri) que estão demonstrando forte apoio na organização destas bibliotecas.

Alunos do Curso de Biblioteconomia - Agir Consultoria JR
O lançamento do projeto "Uma biblioteca em cada comunidade" acontecerá na próxima sexta-feira, dia 23/10, no Pólo João Cabral. Na ocasião, será inaugurada a Padaria Espiritual Enoch Rodrigues (Homenagem à Fundação Enoch Rodrigues que doou mais de 30.000 livros), a primeira de uma série de 20 bibliotecas comunitárias que serão instaladas no Município até o Centenário de Juazeiro, a ser comemorado em 2011. 

Biblioteca comunitária já organizada - parceria com a bibliotecária Jorgivania Lopes

Os livros foram obtidos em mais de 50 editoras de Brasília, por Elmano Rodrigues, que já faz este trabalho para todo o Brasil. O gerente de Literatura, Franco Barbosa, da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, fez a seleção do material juntamente com o doador Elmano Rodrigues.

Além da biblioteca comunitária Enoch Rodrigues, no bairro João Cabral, serão inauguradas cinco bibliotecas nos bairros Vila Nova, Aeroporto, Frei Damião, Antônio Vieira e São Gonçalo (zona rural). Uma porcentagem de 20% será destinada a bibliotecas em Barbalha, Crato, Mauriti, Antonina do Norte, Assaré e Tarrafas.

15/10/2010

Festa da Criança na Zona Rural de Juazeiro

Hoje foi um momento festivo para as crianças da Zona Rural de Juazeiro do Norte.

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SEASTC) e Fundação da Criança e do Adolescente (FUNJU), promoveu uma festa para a meninada dos Sítios: São Gonçalo, Catolé, Amaro Coelho e outros adjacentes, na manhã desta quinta-feira. As crianças esbanjaram alegria numa manhã de jogos, competições, brincadeiras, apresentações artísticas, dança, música e pula-pula. 



Participei de algumas atividades, junto com o pessoal da Secretaria de Educação (SME).

Thaina, Goretti, Prefeito Santana, Joselia, eu - SME
A animação ficou por conta da equipe de circo Admirável Trupe e personagens infantis como: A Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, A turma do Chaves e muitos outros encenados pelos funcionários da SEASTC e FUNJU.

Turma do Chaves - FUNJU
Parabéns a todos! A festa foi linda!

Fonte: http://www.juazeiro.ce.gov.br/index.php?Pasta=paginas_site&Pagina=lista_noticia&IDNoticia=03455&MenuDireito=1

12/10/2010

Dia da Criança "Leitora"


Disse-nos um dia Fernando Pessoa: "Ler é viajar pela mão do outro". Eu não podia estar mais de acordo. Afinal, um livro é um mapa. Uma mapa cujas rotas nos levam a imaginar, por vezes, o impossível.

Nesse Dia da Criança, aproveito a obra de Marcelo Xavier "Se criança governasse o mundo"... e completo com a figura acima: "Nenhuma criança cresceria sem saber ler ou sem gostar de ler"! Difícil, mas não impossível!

Esse seria um verdadeiro Dia da Criança Cidadã! =D