
Antes de falar do que ele faz, vamos falar do que o bibliotecário fez para se tornar bibliotecário. Existe um curso de graduação chamado Biblioteconomia (ou “Biblioquê”, porque muitos nunca entendem o termo até o final). Quem faz o curso, que tem duração de quatro a cinco anos, é Bacharel em Biblioteconomia ou, simplesmente, bibliotecário. E precisa ter registro no Conselho Reginal de Biblioteconomia para exercer a profissão.
O que se aprende no curso? A grade da UFC inclui aulas de História dos Registros do Conhecimento, Linguagens Documentárias, Cultura e Mídia, Representação Descritiva, Tecnologia da Informação, Indexação, Ação Cultural… Tudo isso será importante para as atividades que o bibliotecário desempenhará em sua carreira.
E quais são estas atividades? Muitas! O bibliotecário, sendo bem superficial, trabalha selecionando, organizando e disponibilizando informação para aqueles que necessitam dela. A informação pode estar em qualquer suporte, nos tradicionais livros e revistas e demais materiais impressos, em fotografias, filmes e pinturas, em CD’s, DVD’s, HD’s… E, a cada dia que passa, temos mais informações que precisam ser selecionadas-organizadas-disponibilizadas. É um trabalho sem fim!
Então, fica difícil descrever TODAS as atividades que um bibliotecário pode exercer. Hoje eles não trabalham somente em bibliotecas, mas também em Empresas, Instituições de Ensino, Hospitais, Sites, Arquivos (juntamente com seus colegas Arquivistas), Museus (e aqui também há os colegas Museólogos), Editoras, Centros Culturais…
Por: bibfauusp
Nenhum comentário:
Postar um comentário