O Clube de Leitura "Semeadores da Leitura" do Eixo de Formação do Leitor e que faz parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) realizou neste dia 10 de setembro a II Roda Literária, tendo como foco as narrações do Livro: "O Caçador de Pipas", do escritor Khaled Hosseini. Em Juazeiro do Norte, o Clube é organizado pela professoras Lourdinha Borges e Arlete Silva (abaixo).
Yanne Patrícia, Arlete Silva, Lourdinha Borges e Fátima Araújo |
A tarde foi marcada por momento reflexivos da história de Amir e Hassan, duas crianças que viveram a mesma infância de brincadeiras, filmes e personagens na Cabul dos anos 70. Amir era filho de um homem rico e muito respeitado entre os afegãos, e Hassan era o filho de lábio leporino do empregado da casa de Amir. Um dia, no inverno de 1975 houve um tradicional campeonatos de pipas, e Amir venceu o famoso campeonato. E para que ele chegasse em casa com o troféu (a última pipa cortada) Hassan correu atrás da pipa azul e...
Todos os "associados" do clube participaram através de comentários, opiniões, sugestões e emoções que sentiram ao ler este famoso livro.
Momento da expressão oral do livro: O Caçador de Pipas |
"Comovente: Provoca a todo instante o leitor no sentido de rever seus conceitos, valores e atitudes." (Lourdinha Borges, Formadora PAIC)
"Um livro extraordinário! Mostra a lealdade e a sinceridade de um amigo (Hassan) que todos gostariam de ter. Sentimentos de amor, amizade, lealdade são muito bem retratados. Todos deveriam apreciar" . (Vânia Lopes, Bibliotecária)
"O livro nos fala de AMOR, LEALDADE, COVARDIA e nos leva a refletir sobre o quanto é importante demonstrarmos o AMOR que sentimos uns pelos outros". (Irinha, Professora Aprendizagem Colaborativa)
A seguir, foi exibido um vídeo com flashs e frases marcantes do livro, que enriqueceram ainda mais o debate, pois o mesmo trazia imagens da versão cinematográfica do romance. Alguns membros não haviam assistido o filme ainda. Após o vídeo, uma abordagem sobre a história, os costumes, a religião, a economia, e do modo de vida na cidade de Cabul, Afeganistão, onde se passa a narrativa. E também não esquecemos da biografia do escritor Hosseini. Reflexões foram feitas para saber como ele se inspirou para escrever tal obra.
Ainda foi feita uma dinâmica, através da qual foram escondidas várias "pipas" na sala (uma pipa para cada participante) e nela estaria escrito uma frase de impacto do livro. Serviu também como lembrança deste momento tão fantástico que é o compartilhamento de uma boa leitura.
Logo após, foi feito um café literário com um pão, conhecido por nan, que é no formato de um pão sírio, porém assado.

Ao final foi escolhido o livro para o próximo encontro que será no mês de novembro. O título escolhido foi: "A Menina que Roubava Livros", de Markus Zusak.
Nenhum comentário:
Postar um comentário