17/04/2011

I Encontro dos Escritores Juazeirenses

Pedro Barros (escritor), Mário Bem (escritor), Sônia Luz (Secretária de Educação), Flaith (escritora) e Eneilton (escritor)

       A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, através da Coordenação das Bibliotecas Escolares, realizou o II Encontro das Bibliotecas Escolares “Formando Leitores: escritores juazeirenses em foco". A segunda edição deste prêmio homenageou o Centenário de nossa cidade reconhecendo renomados escritores do município, através de um encontro de escritores juazeirenses. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria da Fazenda e também contou com a presença de 03 (três) escritores-mirins que, da mesma forma, também foram homenageados.


Escritores: Crispiniano Neto, Carmem Lúcia, Mazé Sales; Escritores-mirins: Joanderson Nunes, Issac  Menezes e Rafael Menezes
     Participaram aproximadamente 300 alunos de 9 escolas da Rede Municipal de Ensino. Houve uma premiação para os projetos realizados nas bibliotecas escolares, onde a primeira colocada foi a Escola Lili Neri do bairro João Cabral; a segunda colocada foi a Escola Maria de Lourdes Jereissati do bairro São José; e a terceira colocada foi a Escola Jose Marrocos do Pio XIII. Foram entregues brindes para estas.

Abertura: Hino de Juazeiro do Norte, com o coral da Creche Getúlio Grangeiro

Entrega de prêmios para as escolas
                    A Secretária de Educação do Município, professora Sônia Luz, afirmou que o objetivo principal do evento foi alcançado: “A nossa secretaria fomentou a leitura em todos os aspectos reconhecendo a importância das bibliotecas escolares e contribuindo para o reconhecimento, a informação e ainda estimulando alunos e professores na arte da leitura”, ressaltou.

Secretária Sônia Luz e escritores homenageados
      
       O Prefeito Dr. Santana esteve presente a entrega da premiação com o Vice-prefeito Dr. José Roberto Celestino. Para Dr. Santana a realização do I Encontro dos Escritores Juazeirensesmostra o comprometimento da educação juazeirense em todos os aspectos, principalmente no correto desenvolvimento da prática da leitura, fator que proporcionará o surgimento de novos escritores”.


Escritores e autoridades na abertura do evento
        O prefeito Dr. Santana reconheceu publicamente a importância de escritores como Daniel Walker, Renato Casimiro, Renato Dantas, Raimundo Araújo e Dr. Geraldo Menezes Barbosa, dentre outros que são “verdadeiros símbolos e exemplos para a nova geração que dará continuidade ao relato dos fatos históricos da Terra do padre Cícero”.

         O prefeito disse também que vai estudar junto a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura “um mecanismo para incentivar a publicação das obras dos nossos escritores que têm todo um trabalho de pesquisa e de escrita, mas que esbarram muitas vezes na falta de apoio editorial”.


Coordenadora das Bibliotecas Escolares Marleide Tavares
        A coordenadora das Bibliotecas Escolares, Professora Marleide Tavares, reconheceu o expressivo apoio do Prefeito Dr. Santana e incentivo da Secretária Sônia Luz, assim como a participação efetiva dos diretores, professores e, principalmente alunos da rede pública municipal.

Alunos da Rede Pública Municipal de Juazeiro do Norte
        Em seguida, um café literário foi servido com divulgação dos títulos e obras dos autores juazeirenses.


Café Literário e prestígio das obras dos escritores juazeirenses
        Os professores e escritores Daniel Walker, Renato Dantas e Carmem Lúcia participaram de uma mesa redonda com o tema “A Emancipação Política de Juazeiro do Norte e sua Conjuntura Educacional”. Mediaram esta mesa a bibliotecária Jorgivânia  Lopes e a professora Adriana Santos. Nesta mesa foram relembrados personalidades muito importantes na educação de Juazeiro, como a professora e escritora Amália Xavier, a professora Izabel da Luz, o Sr. José Marrocos, o Padre Cícero e outros que contribuíram literalmente para a a formação educacional de Juazeiro do Norte.

Mesa-redonda com tema: "A emancipação política de Juazeiro do Norte e sua conjuntura educacional".
        Foi prestada uma homenagem a Maria Júlia da Conceição, que no último dia 05/04 completou 100 anos de vida. Ela esteve presente ao evento acompanhada pela diretora da Escola Tabelião expedito Pereira do bairro Timbaúbas, Francisca Djalma Brito.

Dona Maria Júlia da Conceição
        A homenagem prosseguiu com um almoço literário na colina do Horto, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação dos escritores juazeirenses, técnico da Secretaria, do Padre Venturelli (administrador do Horto) e de turistas que visitavam o local. 

Almoço com escritores
      
Escritores Juazeirenses

        Na ocasião foi lançado o projeto "Juazeiro a mais de 100" da editora Imeph, que lançará um livro-álbum homenageando os cem anos de emancipação política de Juazeiro do Norte através do escritor Crispiniano Neto.

Lançamento do projeto "Juazeiro a mais de 100"

Alguns relatos sobre o evento:


“Eu acho muito importante poder ter esse encontro com tantas autoridades que sabem e contam a história do nosso Juazeiro. Eles são assim como exemplos para nós crianças e adultos. Eu aprovo totalmente esse encontro realizado pela nossa Secretaria de Educação”.Cleane Alves (Prefeita-mirim de Juazeiro do Norte)


Raimundo Araújo (escritor)
“É motivo de orgulho para todos nós, escritores, estarmos aqui reunidos para esta homenagem, através da municipalidade no ano do centenário. Eventos como esse nos enchem de esperança para o surgimento de mais ‘Renatos’, ‘Daniéis’, ‘Mários’ e ‘Raimundos’, dentre outros para dar continuidade a narrativa da história do nosso Juazeiro”
Raimundo Araújo (Escritor)






2 comentários:

  1. Parabéns Vânia.
    Seu trabalho como Bibliotecária está abrilhantando a cultura intelectual da comunidade Juazeirense.

    Abraços Biblioteconômicos.
    Deus te abençoe.
    Carlos Oliveira

    ResponderExcluir
  2. ola pessoal, se puderem por favor me ajudem essa senhora que aparece no site de vcs, completou cem anos, por favor gostaria de saber um pouco mais sobre ela, porque estou procurando a familia da minha mae e
    essa senhora tem o mesmo nome da minha avó, e mesma idade mora na mesma cidade. a minha mae nao ve sua familia a mais de 20 anos. posso ate estar errada mas me ajudem se puder...presciso saber dessa senhora.(gegil 1310@hotmail.com) a senhora que eu procuroe minha avo e minha mae se chama Maria de fatima lima

    ResponderExcluir