18/10/2010

Uma biblioteca em cada comunidade

Biblioteca Comunitária Enoch Rodrigues - Pólo João Cabral
Semana de organização do acervo das "padarias espirituais" nas comunidades de Juazeiro do Norte e bairros adjacentes. O projeto "Uma biblioteca em cada comunidade" tem como objetivo oferecer aos estudantes e pessoas das comunidades dos bairros mais distantes da cidade e da zona rural o acesso ao livro e à leitura.

O processo de seleção, organização e distribuição do acervo está por conta da Secretaria de Cultura, da bibliotecária Jorgivania Lopes (Secretaria Municipal de Educação) e da Agir Consultoria JR (Empresa Junior do Curso de Biblioteconomia UFC / Cariri) que estão demonstrando forte apoio na organização destas bibliotecas.

Alunos do Curso de Biblioteconomia - Agir Consultoria JR
O lançamento do projeto "Uma biblioteca em cada comunidade" acontecerá na próxima sexta-feira, dia 23/10, no Pólo João Cabral. Na ocasião, será inaugurada a Padaria Espiritual Enoch Rodrigues (Homenagem à Fundação Enoch Rodrigues que doou mais de 30.000 livros), a primeira de uma série de 20 bibliotecas comunitárias que serão instaladas no Município até o Centenário de Juazeiro, a ser comemorado em 2011. 

Biblioteca comunitária já organizada - parceria com a bibliotecária Jorgivania Lopes

Os livros foram obtidos em mais de 50 editoras de Brasília, por Elmano Rodrigues, que já faz este trabalho para todo o Brasil. O gerente de Literatura, Franco Barbosa, da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, fez a seleção do material juntamente com o doador Elmano Rodrigues.

Além da biblioteca comunitária Enoch Rodrigues, no bairro João Cabral, serão inauguradas cinco bibliotecas nos bairros Vila Nova, Aeroporto, Frei Damião, Antônio Vieira e São Gonçalo (zona rural). Uma porcentagem de 20% será destinada a bibliotecas em Barbalha, Crato, Mauriti, Antonina do Norte, Assaré e Tarrafas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário