11/12/2010

3ª Roda Literária: “A Menina que Roubava Livros” – Markus Zusak

Técnicos associados do Clube de Leitura de Juazeiro do Norte
Na última sexta-feira, 10 de dezembro, aconteceu mais uma edição do Clube de Leitura Semeadores da Leitura” com os técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte. A 3ª edição contou com a presença de 14 (quatorze) técnicos que compartilharam suas opiniões e emoções acerca do romance alemão.
Debates, comentários e opiniões sobre "A menina que roubava livros"
Os associados do Clube de Leitura pronunciaram suas opiniões através de uma dinâmica: “A Sacola Volante”: uma sacola personalizada com imagens, mensagens e citações do livro. Cada participante retira uma gravura e relembra o que leu no trecho destacado.

Em seguida, foi apresentado um vídeo com relances das principais passagens do romance para que o debate ficasse mais atrativo e ilustrado.
Na sequência, aproveitando a decoração da sala: a suástica, isopor representando a neve do inverno alemão, tudo cercado por palavras negativas que representaram a passagem de Hitler na História Mundial, onde em seguida foram “queimadas” literalmente para que estes sentimentos negativos também fossem “queimados” de nossas vidas. E também foi escrito no “Livro de Palavras” palavras e desejos para o ano de 2011 para o nosso Clube de Leitura “Semeadores da Leitura”.
Destruição dos sentimentos e palavras negativas
Para encerrar as atividades de 2010 foram premiados os melhores leitores do ano considerando: terem participado de todas as todas literárias e terem lido os livros por completo. As leitoras premiadas com troféu simbólico foram: Cíntia Morais, Yanne Patrícia e Fátima Teixeira. O premio serviu de incentivo para os demais leitores para que no próximo ano também ganhem prêmios.
Arlete, Cíntia Morais (uma das leitoras do ano) e Lourdes Borges
Logo após a premiação foram colhidos comentários acerca do livro lido:
A leitura inicial não foi motivadora, mas no decorrer da leitura me apaixonei e comecei a compreendê-lo depois das paginas 150…” (Lourdes Borges)
Admiro a sutileza e a criatividade do autor em relatar um período tão crítico e triste que foi a 2ª Guerra Mundial”. (Aparecida Martins)
A personagem de Liesel, menina que descobriu na leitura e na palavra, uma maneira de sobreviver e acreditar que o mundo pode ser melhor!”. (Arlete)
Gostei da importância da família como base de superação de obstáculos”. (Rossana Nayara)
Achei interessante a figura da morte retratada no livro que é totalmente diferente da que imaginamos…” (Cíntia Morais)
Ao fim das atividades foi entregue um CD com vídeo em homenagem a todos os associados do Clube de Leitura “Semeadores da Leitura” e a Sacola Personalizada foi sorteada seguida de um lanche.


Vídeo com a release das atividades desenvolvidas pelo Clube Semeadores da Leitura no ano de 2010:


Um comentário: