31/03/2011

Como Ler Livros: o guia prático para a leitura inteligente

Indicação da semana: Como Ler Livros - o guia prático para a leitura inteligente

Sinopse
O livro aborda os vários níveis de leitura e mostra como atingi-los – da leitura elementar à leitura rápida, passando pelo folheio sistemático e pela leitura inspecional. Aprende-se a classificar um livro, a “radiogra fá-lo”, a isolar a mensagem do autor, a criticar. Estudam-se as diferentes técnicas para ler livros práticos, literatura imaginativa, peças teatrais, poesia, história, ciências e matemática, filosofia e ciências sociais. 

Por fim, os autores oferecem uma lista de leituras recomendadas, bem como testes de leitura para que você possa medir seu progresso em compreensão, velocidade e capacidade de leitura.

Opinião
O livro de Mortimer Adler, falecido em 2001, em parceria com Charles Van Doren, é um clássico absoluto. São abordados diversos aspectos da leitura e seus diferentes níveis, do folheio em busca de uma informação à leitura profunda, atenta. Diversos tipos de livros, como os de ficção, filosofia, peças teatrais, poesia, história e matemática são estudados no ponto de vista do leitor dedicado: como devem ser lidos para que todo o conteúdo buscado seja absorvido? A própria natureza da linguagem e suas peculiaridades são destrinchadas em Como Ler Livros na busca da formação do leitor. 

O livro ainda inclui uma lista de leituras recomendadas e um teste de leitura. Mesmo não sendo um livro recente, mais como uma relíquia de uma época, ainda é relevante. O ar antiquado e “retrô” da edição não é um demérito, e sim algo que o torna ainda mais apreciável. A edição ainda inclui um “teste de leitura” e uma lista de livros recomendadas.


Características Técnicas
Autores: Mortimer Adler e Charles Van Doren
Páginas: 432
Editora: E Realizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário